OS DANOS NA PELE ACONTEÇEM
A sua pele é exposta diariamente a vários fatores stressantes. O stress oxidativo é causado por radicais livres que são moléculas instáveis produzidas nas suas células devido ao seu metabolismo natural. Mas o excesso de radicais livres também pode ser causado pela exposição ambiental ao ozono, pelo fumo do tabaco e pela luz solar. Esta exposição contínua aos radicais livres provocam danos que se vão acumulando na pele. Como resultado, a rede de suporte de colagénio e elastina pode ficar comprometidas.
Certamente, não é isto que que desejamos para a nossa pele já que o colagénio tem um papel fundamental no fortalecimento e apoio da pele, enquanto a elastina ajuda a pele a ter mais elasticidade, aquando das repetidas expressões faciais que fazemos ao logo de todo o dia. À medida que envelhecemos, as células dividem-se de forma mais lenta e o colagénio e a elastina de apoio começam a enfraquecer devido aos danos acumulados – tudo isto contribui para as tão indesejadas rugas.
A SALVAÇÃO DA VITAMINA C
Um dos melhores antioxidantes para inibir diretamente os danos provocados pelos radicais livres é a Vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico. Ao longo do tempo, o ser humano perdeu a capacidade de sintetizar naturalmente a Vitamina C, portanto, temos que obter esta importante vitamina através das nossas dietas. A Vitamina C é muito importante para a pele, visto que afasta diretamente os radicais livres, ajuda na síntese do colagénio e protege a rede de suporte que concede à pele a sua definição e volume. De acordo com os dermatologistas, a vitamina C tem um papel fundamental ao ajudar na produção de colagénio que repõe a firmeza da sua pele. Visto que o corpo não consegue produzir vitamina C de forma autónoma, é importante abastecer a pele continuamente.